Ariadna Thalía Sodi Miranda (Cidade do México, 26 de Agosto de 1971), conhecida simplesmente como Thalía, é uma cantora, atriz e ganhadora de um prêmio Grammy Latino, de nacionalidade mexicana. Seu nome está ligado a novelas que foram a chave do seu estrelato internacional. Suas novelas foram vistos por mais de dois bilhões de pessoas em 180 países. [2] Por este motivo, ela é considerada como "a rainha das telenovelas". Thalía tem as chaves de mais de 50 cidades do mundo, e excursionou nos cinco continentes, fazendo dela uma das cantoras mais conhecidas internacionalmente da América Latina. Ela recebeu mais de 2.000 prêmios ao longo de sua carreira para as duas cantando e atuando, e já vendeu mais de 40 milhões de álbuns no mundo.[3]
Thalía alcançou sucesso mundial na música em 1997, com seu álbum Amor la Mexicana, que é o seu best-seller até à data. O álbum foi lançado em todo o mundo, entrando nas paradas musicais dos países em todos os continentes. No entanto, o álbum de Thalía primeiro estúdio a ser lançado mundialmente foi En Extasis e do álbum incluía o seu primeiro sucesso estrondoso sucesso internacional Piel morena.
Os números um de Thalía incluem também I Want You, Mujer Latina, Entre el mar y una estrella, No me enseñaste, ¿A quién le importa?, Tú y Yo, Cerca de ti, Amor a la Mexicana, Arrasando e Equivocada.
Ela se casou com Tommy Mottola, em 2000 e teve sua primeira filha em 2007. Atualmente, Thalía vive com o marido e a filha em Nova York.
Quinta filha do casal Ernesto Sodi Pallares (advogado criminalista mexicano, importante cientista e perito forense) e Yolanda Miranda (mexicana de origem francesa), nasceu no Hospital Español de la Ciudad de México.
O falecimento de seu pai, quando tinha apenas 5 anos, foi uma tragédia que abalou a sua infância. Thalía, a caçula de cinco meninas (Laura, Federica, Gabriela e Ernestina), era considerada pela família uma criança normal, até presenciar a morte do pai, que era diabético e estava hospitalizado, em coma . Thalía viveu um processo traumático e passou a comportar-se como autista. Esteve um ano sem falar com ninguém e sem brincar com outras crianças. Preocupada, Dona Yolanda levou-a a psicólogos, para saber o que acontecia com a filha. Segundo a própria artista, os doutores diziam que Thalía era uma criança muito inteligente e que havia encontrado sua maneira de lidar com a dor: bloqueando-a. Um ano foi o tempo que a menina levou para digerir a perda do pai, até que um dia, sem grandes rodeios, perguntou por ele, e, ao ser respondida, continuou o que estava fazendo e seguiu sua vida normalmente.
Thalía tornou-se ícone latino, com a venda de álbuns que ultrapassa a marca de 40 milhões de cópias. No total, foram dezesseis discos lançados, sendo o mais recente denominado Primera Fila, que lançado mundialmente no dia 1º de dezembro de 2009. Além disso, gravou diversas novelas pela rede de TV mexicana Televisa. Dentre as mais conhecidas pelo público brasileiro, estão as tramas de "Maria Mercedes", "Marimar", "Maria do Bairro" e "Rosalinda".
No âmbito cinematográfico, Thalía participou do longa "Mambo Café", este de produção independente e cantou a música tema do longa de animação "Anastasia" nas versões em português e espanhol. No ramo corporativo, é sócia da rede K-Mart nos Estados Unidos, responsável por distribuir sua linha de roupas. Também possui a "Dulcería de Thalía", linha de chocolates e doces em parceria com a Hershey's.
No dia 12 de junho de 2007, aos 35 anos de idade, a cantora revelou à revista mexicana "Hola" que estava grávida de seu primeiro filho. Disse também que o bebê é uma menina. Depois de sete anos de casamento, e uma carreira agitada, este seria o momento mais adequado para ser mãe. No dia 7 de outubro de 2007 deu à luz uma menina chamada Sabrina Sakaë, fruto do seu casamento com o empresário da indústria fonográfica Tommy Mottola, atualmente Thalia está grávida de seu 2° filho.